SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA PARA CRIANÇAS AUTISTAS

Brincadeiras de faz de conta são importantes para o desenvolvimento de crianças autistas, estimulam a imaginação, a criatividade e a resolução de problemas, ajudando-as a desenvolver habilidades sociais, de linguagem e compreensão do mundo. 

Benefícios

  • Desenvolvimento de habilidades comunicativas:

As brincadeiras de faz de conta permitem que as crianças pratiquem a linguagem de forma natural, aprendendo a expressar ideias e sentimentos, e a entender as perspectivas dos outros. 

  • Melhora nas interações sociais:

Ao simular situações sociais, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação, colaboração e negociação, preparando-as para interagir de forma mais eficaz com seus pares e adultos. 

  • Estimulação da imaginação e criatividade:

As brincadeiras de faz de conta permitem que as crianças explorem a sua criatividade, inventando personagens, cenários e histórias, o que pode ser especialmente útil para crianças autistas que muitas vezes possuem uma imaginação rica e um mundo interno complexo. 

  • Desenvolvimento cognitivo:

As brincadeiras de faz de conta exigem que as crianças pensem de forma abstrata, resolvam problemas e se adaptem a diferentes situações, o que contribui para o seu desenvolvimento cognitivo. 

  • Regulação emocional:

Ao interpretar diferentes papéis e vivenciar diferentes emoções durante as brincadeiras, as crianças aprendem a identificar e regular as suas próprias emoções, o que pode ser particularmente importante para crianças autistas que podem ter dificuldades em expressar e lidar com as suas emoções. 

Estratégias para incentivar brincadeiras de faz de conta

  • Propor diferentes tipos de materiais:

Utilize brinquedos, fantasias e objetos do dia a dia para estimular a imaginação das crianças.

  • Papéis e Personagens:

Incentive a criança a assumir papéis e personagens, como médico, professor, mãe ou pai, e a interagir com esses papéis. 

  • Passo a Passo:

Divida as atividades em pequenas etapas, utilizando imagens, palavras-chave ou instruções claras para facilitar a compreensão e a participação.

  • Criar ambientes de brincadeira:

Utilize espaços que inspirem a criatividade e a exploração.

  • Participar das brincadeiras:

Acompanhar as crianças nas brincadeiras, incentivando a participação e o desenvolvimento de habilidades sociais.

  • Oferecer apoio e orientação:

Ajudar as crianças a desenvolver habilidades de comunicação e interação, e a lidar com possíveis dificuldades. 

  • Incentivar a Comunicação:

Crie oportunidades para a criança expressar suas ideias e sentimentos durante a brincadeira. Use jogos que incentivem a troca de turnos (ceder a vez) e a colaboração.

  • Adapte a Intensidade:

Observe a reação da criança e ajuste a intensidade da brincadeira, evitando forçar a participação ou criar situações excessivamente complexas. 

  • Histórias Sociais e Dramatizações:

Utilize histórias sociais e dramatizações para ensinar regras sociais e comportamentos esperados em diferentes situações. 

  • Atividades Sensoriais:

Inclua atividades sensoriais, como brincadeiras com água, areia ou materiais de diferentes texturas, para estimular a exploração e o envolvimento. 

Algumas ideias de brincadeiras de faz de conta adaptadas para crianças autistas

🧸1. Café da Manhã de Mentirinha

Objetivo: Trabalhar habilidades sociais e linguagem.

Como fazer:
Monte um “restaurante” com utensílios de brinquedo, pratos de plástico, alimentos de brinquedo ou feitos de papel. Você pode ser o cliente e a criança o atendente (ou vice-versa).


🚒 2. Missão Bombeiro

Objetivo: Estimular a imaginação e a resolução de problemas.

Como fazer:
Com um capacete de brinquedo ou feito de papel, crie uma missão onde a criança precisa “apagar um incêndio” com uma garrafinha de água ou pano azul (simulando água). Você pode colocar bichinhos de pelúcia “presos” que precisam ser resgatados.

Adaptação: Crianças com hipersensibilidade sensorial podem preferir evitar sons altos ou estímulos visuais intensos.


🐶 3. Clínica Veterinária

Objetivo: Trabalhar empatia e sequência de ações.

Como fazer:
Ofereça pelúcias de animais e materiais de brincar (como band-aids, estetoscópio de brinquedo). A criança pode fingir que é a veterinária, cuidando dos animais “doentes”.


🚀 4. Viagem Espacial

Objetivo: Estimular narrativas e interação simbólica.

Como fazer:
Monte uma nave espacial com caixas de papelão ou cadeiras. A criança pode ser o astronauta, e você pode criar uma história: “Estamos indo para a Lua. O que você vê pela janela?”

Dica: Use imagens de planetas para apoiar a imaginação visual.


🏠 5. Casinha ou Família

Objetivo: Praticar interações sociais e situações do cotidiano.

Como fazer:
Use bonecos ou fantoches e represente rotinas familiares como “hora de dormir”, “preparar o almoço”, “ir ao médico”. A criança pode representar diferentes membros da família.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


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